Notícias
Notícias

ITATI ACOLHE ENCONTRO REGIONAL COM MINISTRO DO TCU

Ministro do Tribunal de Contas da União orienta gestores municipais com palestra sobre os DEZ PASSOS DA BOA GESTÃO

07 de Janeiro de 2025 - Publicado às 16:49

Os Prefeitos e as Prefeitas, que acabaram de tomar posse no primeiro dia do ano, nos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e seus vizinhos serranos, tiveram, já no dia 06 de janeiro, oportunidade ímpar de receber instruções sobre uma gestão municipal marcada por eficiência, eficácia e efetividade.  Ao Município de Itati coube a honra de sediar o encontro entre gestores e gestoras municipais com um dos nove Ministros do Tribunal de Contas da União – TCU. O Ministro João Augusto Ribeiro Nardes, que iniciou sua carreira política em 1973 em Santo Ângelo – RS e é Ministro do TCU desde 20 de setembro de 2005, teve essa dedicação pessoal aos nossos municípios.

Em sua palestra de três horas, o Ministro apresentou Os Dez Passos para a Boa Governança. Segundo o Ministro, governança significa direcionar, monitorar e avaliar. O conjunto precisa gerar confiança.

1 – Estabelecer o modelo de governança adequado à realidade da  organização

2 – Liderar com integridade e combater desvios

3 – Promover a capacidade da liderança

4 – Gerenciar os riscos

5 – Estabelecer a estratégia e promover a gestão estratégica

6 – Monitorar resultados

7 – Promover a transparência

8 – Garantir a accountability

9 – Avaliar a satisfação das partes interessadas

10 – Assegurar a efetividade da auditoria interna

 

Veja as explicações em:

https://portal.tcu.gov.br/data/files/D5/F2/B0/6B/478F771072725D77E18818A8/10_passos_para_boa_governanca_v4.pdf

 

O Ministro também apresentou o iESGo – Índice de Eficiência e Sustentabilidade da Governança. Trata-se de uma ferramenta usada pelo TCU na avaliação da governança de organismos públicos. É aplicado através de um formulário com centenas de perguntas.  Segundo Nardes, o TCU não quer ser meramente um órgão punitivo, mas também preventivo.

 

Itati agradece ao Ministro Augusto Nardes, aos Deputados e aos Prefeitos e Prefeitas e vices e demais integrantes de administrações municipais.

Deputado Federal Pedro Westphalen

Deputado Estadual Joel Wilhelm

Prefeita de Três Cachoeiras Fabiana Leffa

Prefeita de Três Forquilhas Lola Mello

Prefeito de Capão da Canoa Valdomiro Novaski

Prefeito de Torres Delci Dimer

Prefeito de Tavares Gilmar Lemos

Prefeito de Terra de Areia Osvaldo de Mattos

Prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto

Prefeito de Sapucaia Volmir Rodrigues

Prefeito de Imbé Luiz Henrique Vedovato

 

Vice-Prefeito de Três Forquilhas Rômulo Brehm

Vice-prefeito de Capão da Canoa Renatinho

Vice-Prefeito de Torres Andrei Pozzi

Vice-Prefeito de São Francisco de Paula Beto Lopes

 

Ainda estiveram presentes ex-prefeitos, secretários e secretárias assessores, vereadores e público em geral, além da imprensa representada pela Rádio Clube do Povo, TV Litoral, Jornal Litoral Em Dia.