Notícias
Notícias

Pavimentação. Economia, Saúde e Bem- Estar

Há milhares de anos a Humanidade faz planos em busca de melhorias. A pavimentação faz parte dessa busca.

18 de Janeiro de 2025 - Publicado às 13:44

Já se foram 4.500 anos depois que os egípcios inventaram a pavimentação de estradas. Eles deitaram blocos de pedras no caminho, as molharam com azeite e as cobriram com musgo úmido. Desta forma facilitaram o trabalho de arrastar trenós com material para a construção das pirâmides.

Na América do Sul, bem mais recentemente, há 600 anos, o Império Inca construiu entre 30 e 40.000 km de estradas. A famosa Estrada do Sol tinha entre 1 e 16 metros de largura, com pontes, túneis, contenções, drenos e refúgios para armazéns ao longo da estrada.

No Brasil ficou famoso o Caminho do Mar, com a Calçada de Lorena (ano de 1790), com 50 km entre São Paulo e Santos (veja foto). Antes disso, em 1726, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro já existia o Caminho do Ouro ou a Estrada Real, que ainda tem resquícios da pavimentação em Parati RJ (veja foto). Falando no Brasil em termos gerais, até perto de 1900, pedras para calçamento de rua ainda eram importadas de Portugal. Nas últimas duas décadas do século 20 o Brasil saltou de menos de 100 mil km de estrada pavimentada para 200 mil km. Em 2016, segundo a CNT (Confederação Nacional de Transportes) o Brasil tem perto de 13% da malha rodoviária com asfalto. Ainda temos ao redor de 1.700.000 km de estradas não pavimentadas. Nossa capacidade de produção de asfalto é de 1.800.000 t/ano.

Itati é um município gaúcho privilegiado em muitos aspectos. Também quando se fala em estradas pavimentadas isto se aplica. Neste sentido, em primeiro lugar, podemos citar que boa parte de nossa movimentação rodoviária se dá pela Rota do Sol. Entre ônus e bônus, comparado com o tempo da estrada velha, é uma maravilha! Em segundo lugar, graças ao entendimento de que Itati tem partidos políticos, mas não é repartida por facções políticas, temos muitas emendas parlamentares para pavimentar nossas estradas (inclusive, estamos pavimentando a ERS 417. Em 2024 foram 500m. 2025 seguimos com mais um milhão). Em terceiro lugar, mas não por grau de importância, citamos a fábrica de PVS do Município de Itati. Sua produção é tocada pelo funcionalismo público e vem mudando a paisagem das ruas e estradas. É menos poeira para os moradores e para os alunos nos ônibus escolares. É menos dificuldades para cadeirantes e doentes acessarem as ambulâncias. Parabéns aos trabalhadores da Fábrica, que iniciaram 2025 a todo vapor, como mostram as fotos. Parabéns aos munícipes! Como se não bastasse, o Plano Rio Grande nos deu acesso neste primeiro mês do ano de 2025 para um projeto de melhoramento das estradas vicinais do município. Avante, Itati!