Plano de Proteção e Defesa Civil vai implantar Projeto de Prevenção
Os eventos de desastre climático se repetem e se tornam constantes. Até que cheguem recursos para obras mais definitivas, precisamos agir antes de cada enxurrada para minimizar, tanto quanto possível, os seus danos.
Após as intensas e persistentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, deixando-o em estado de calamidade pública no início de maio, o Prefeito Municipal de Itati, Flori Werb, resolveu destinar parte do tempo de suas já tradicionais reuniões semanais para alinhar a implantação de um projeto de prevenção de desastres causados por chuvas no município.
Defendendo que vale a pena dedicar um tempo para “afiar a ferramenta” antes de sair para o trabalho, no início da semana, o Prefeito reúne sua equipe de Secretários e Secretárias para o planejamento das atividades. Já no final da semana, na atividade que ficou conhecida como “Café das 7 Horas”, nas sextas-feiras, acontece, no Galpão da Integração, o encontro aberto ao público em que as equipes de trabalho do município partilham seus afazeres e planos semanais.
O projeto de prevenção de desastres por causa de chuvas intensas e persistentes passou a uma pauta constante nesses dois fóruns de diálogo. “Nosso plano é incluir todas as forças vivas do município nessa conversa, criando um grande Conselho”, diz o Prefeito. Segundo Flori, os danos causados pelos desastres climáticos, que vem se repetindo, são um aviso para todos. Por isso, durante as enchentes, nossa missão é seguir o Plano de Contingência, salvando vidas. Quando a enchente passou e o tempo permite, precisamos planejar e executar obras de prevenção que deem segurança a todos os moradores de nossa linda Itati.
Enquanto o projeto vai sendo firmado, as obras de contenção do rio já andam. Veja as fotos.